quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Política de parceria

Olá, queridos! \o/
Como passaram de natal?

Hoje vim fazer uma postagem chata. Sobre política de parcerias para resenhas.
Ultimamente eu tenho recebido tantos e-mails pedindo parcerias que eu nem tenho tempo de responder! Não procurei uma editora, é totalmente independente o meu livro. O que isso quer dizer? Quer dizer que eu paguei por eles, do meu bolso! Fiz uma tiragem absurda. Por que? Porque a gráfica só trabalha com tiragem de 500 ou 1000 exemplares. E a diferença de preço é absurdamente pequena!
Em quase um mês de livro, eu vendi aproximadamente 165 exemplares. O que é MUITA coisa, já que é nacional e independente. São duas coisas depondo contra a minha pessoa. :X
Mesmo assim, eu preciso vender 300 para não ter prejuízo. Ou seja, help? hahaha
Vender 300 livros é muita coisa, gente! Eu nem sei se consigo isso XD
Mas aí, o que acontece? Envio de livro para resenha é divulgação. Investir nisso é importante, concordam? Entretanto, tenho reparado alguns pontos:
1. Eu ainda não atingi o número que preciso. Até lá, eu não posso sair dando livros. Eu gosto de ser lida, acho isso positivo, mas, no entanto, eu preciso de retorno. Então, se eu envio um livro para um blog, o que eu espero? Sinceridade. Só isso.
Gosto que gostem do livro. Mas, cara, é meu primeiro livro e possui falhas. Ressaltar pontos positivos é bom, mas os negativos, fazendo críticas construtivas, é igualmente importante! Preciso de blogueiras honestas e dispostas a me ajudar a crescer. 
2. Devido ao ponto acima, o que ocorre? Eu não fecho parceria só com blogs grandes. Claro que quanto maior melhor, não? Mas eu quero qualidade. É uma parceria, tem que ser positiva para todos nós. Portanto, também fecho com blogs pequenos e com qualidade. Juntos, nós nos ajudamos a crescer.
3. Vamos ser racionais, ok? Seu blog tem 16 seguidores, 0 comentários e uma qualidade ótima. Vamos fazer parceria, claro. Mas não com envio de exemplar. Vamos explorar outras possibilidades! Se você tem um blog muito pequeno, investe nele. Fecha parceria com outros blogs, troque comentários com os outros, ele vai crescendo. Quando tiver um número razoável de comentários e seguidores, fale com autores e procure parcerias. Essa, sim, será sua hora.

O que eu quero com essa postagem?
Eu estou estabelecendo a partir de então, alguns critérios para enviar exemplares.
Procuro blogs com pelo menos 100 seguidores e boas resenhas. Sim, eu leio as resenhas antes de decidir se faço ou não parceria pra exemplar. E se você não está dentro destes critérios, não significa que eu vou te dar um não gigante na cara. A gente pode trocar banner, eu dou entrevista, podemos nos divulgar tranqüilamente!

Enfim, pessoas, é isso! =( Não quero ser escrota nem injusta com ninguém, então, por favor, entendam meu lado pq é realmente complicado!
E feliz 2011 para todos nós!

7 comentários:

Juh Oliveto disse...

ADORO a Mare Soares. Por essas e outras. ;)
E vamo investir em booktour e vender livros! \o/
hahahahahaha, just saying.

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Unknown disse...

Essa Mare é realmente uma menina muito sincera =)
Estou torcendo muito para que você consiga vender bastante livros, Mare =)

Beijos

Mariana Travieso Bassi disse...

nossa, muito interessante, Mare!
é muito bom ler sobre experiências blog-escritores, valorizando o que ambos os lados tem a dizer, principalmente por aqueles que estão se inserindo nesse mundo (como eu, novata de assunto e produção).
e, dentro desse contexto, este seu parecer é muito importante, é algo que deve ser exposto e discutido, defendido e praticado, principalmente pelos novos (e inexperientes) autores nacionais.
afinal, quem mais pra valorizar o seu trabalho do que você?
e o que é esse tema, senão um dos principais, discutidos desde o início por escritores, editores, blogueiros, twitteiros, fantásticos... ou seja, nosotros? ;3

Rapha disse...

Super justo Mare. Vou divulgar o seu livro pra todo mundo aqui da minha cidade - no boca a boca, e tambem - e principalmente - no blog, skoob, facebook pra que você consiga não só atingir os 300 livros, mas vender tooodos eles!!

Eu sei que vc será um sucesso! *----*

Beeijos
Rapha - Doce Encanto

Lígia Paulino disse...

Apoiado Mare!!! ajudaremmos a divulgar o livro e vc conseguirá vender todos eles *-* beijocas ;**

Lígia et son monde!
http://ligiaeseumundo.blogspot.com/

Naiare Crastt disse...

ADORO a Mare Soares. Por essas e outras. ;)
E vamo investir em booktour e vender livros! \o/
hahahahahaha, just saying. [2]

Mari disse...

Super justo ^^

Queria te convidar para visitar meu blog e dar sua opinião *_*
http://marimudancadevida.blogspot.com

Espero você lá !

Beijo

Postar um comentário